domingo, 29 de novembro de 2009

Algumas informações sobre a SFUF

A associação musical Sociedade Filarmónica "União Faialense" (SFUF) foi fundada a 17 de Maio de 1897, na freguesia de Angústias, de acordo com os seus Estatutos, datados de 1934/35, graças ao entusiasmo do Pároco da freguesia, Roque de Morais e de outros angustienses, tais como Tomé Rodrigues, Luís Rodrigues, Luís Goulart, Tomé Silveira Rodrigues, João Caetano da Rocha, Manuel Saul Teixeira e Manuel Pimentel do Amaral.

É uma Instituição de Utilidade Pública (D/PG/96/10 - Jornal Oficial II Série, n.º 21 de 21-05-1996).

Está inscrita como Centro de Cultura e Desporto n.º 3.838 do INATEL e é sócia fundadora da Federação de Bandas/Filarmónicas das Ilhas do Ocidente, actual Federação de Bandas Filarmónicas dos Açores.

É uma Instituição que tem assegurado uma importante actividade musical que lhe tem possibilitado contribuir para manter a execução da música amadora nas festas religiosas e populares do Faial, bem como das ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa e Flores, onde tem actuado com agrado dos habitantes dessas ilhas.

Também se tem deslocado para fora dos Açores, umas vezes por iniciativa própria e outras a convite de Instituições Governamentais ou da diáspora, tendo participado nas Festas do Espírito Santo que têm tido lugar no Continente e em Fall River-EUA, levadas a cabo por iniciativas da diáspora, por vezes apoiadas por Departamentos do Governo Regional dos Açores. Deslocou-se ainda ao Reino de Espanha onde actuou em Xinzo de Limia na província de Ourense - Comunidade Autónoma de Galiza.

Tem realizado intercâmbios com Bandas Filarmónicas do Continente Português, levando às festas e romarias continentais, o sabor, a alegria e o conhecimento da música açoriana.

Tem mantido um elenco muito jovem de executantes e mantém uma Escola de Música que em número e em qualidade, tem assegurado a continuidade da Banda.

A 14 de Setembro de 1993, grava uma cassete com 12 temas e 17 de Maio de 1994 edita o livro "Sociedade Filarmónica União Faialense, Subsídios para a sua História" da autoria do Dr. Carlos Manuel Gomes Lobão.

Do seu repertório, para além de trechos de autores clássicos, constam vários números de música regional, alguns dos quais da autoria do seu Maestro, Professor José Maria Dutra da Silva, o que vem contribuindo para manter a divulgação da nossa música regional, em qualquer lugar onde actua.

Com alguma regularidade, tem sido convidada pelo Governo Regional e Autarquia para participar em cerimónias públicas que se realizam no Faial.

A sua Sede Social sita à rua Capelo e Ivens, foi cedida pelo Governo Regional dos Açores, sendo uma antiga escola que ao longo dos anos sofreu algumas obras de beneficiação e remodelação que muito tem contribuído para a realização de toda a actividade da banda.

Sem comentários:

Enviar um comentário